Hora do Café
Live Streaming
Eventos ao vivo com transmissão simultânea em redes sociais vem crescendo dia a dia, e vem se alastrando no mundo empresarial principalmente em empresas de pequeno e médio porte.
Muitas empresas tinham dúvidas sobre os resultados deste novo formato de comunicação via Live Streaming, normalmente utilizadas por grandes corporações.
Em um Brasil em crise de saúde com o COVID-19, a maioria das empresas tiveram que fechar as portas a seus funcionários deixando-os trabalhando em um novo formato de trabalho: o HOME OFFICE, palavra essa, conhecida e utilizada por empresas do ramo de tecnologia, e mais distante de outros ramos empresariais. Uma adequação surpreendente aconteceu e a maioria conseguiu aderir e utilizar o HOMEOFFICE, e isso foi possível graças a tecnologia existente hoje em dia, a palavra então HOME OFFICE passou a ser um pouco mais freqüente entre todos, mas vamos lá, só isso não é suficiente para continuarmos, precisamos nos comunicar e agora ? Graças a tecnologia novamente, podemos nos comunicar de diversas maneiras, e esse é o tema deste post que veremos a seguir:
Streaming é uma maneira de transmitir áudio e vídeo de um dispositivo ou computador a outro.
Live streaming nada mais é do que um streaming (transmissão de áudio e video) ao vivo. Ou seja as imagens e sons são transmitidas quase que instantaneamente. A Live streaming é muito utilizada atualmente em redes sociais e funciona assim: inicia-se de um lado com uma captura de imagem e áudio de uma palestra, por exemplo, este streaming é transmitido via internet, através de uma rede social para vários expectadores que através da própria rede social podem assistir em tempo real ao palestrante, interagindo via chat, esse é um comportamento denominado one to many, ou um para muitos e esse muito pode ser muito mesmo até milhares, como acontece com algumas lives de shows que atualmente estão sendo muito comuns entre os artistas.
Para criar um streaming, é necessário de um software / aplicativo próprio para esse fim, existem atualmente vários softwares para computadores, e muitos app´s para dispositivos, sendo os mais comuns os disponíveis embutidos em softwares/ app´s de redes sociais como o youtube, facebook, instagram, twitter, vimeo, dentre outros.
Para a captura da imagem no caso de celulares e tablets a própria câmera embutida capta as imagens, computadores e notebooks podem utilizar câmeras externas como web cams, dslr´s e filmadoras ligadas aos equipamentos para captura.
Videoconferência é a forma de comunicação entre duas pessoas ou mais utilizando-se de streaming (vídeo e áudio), para muitos o termo live streaming também se aplica em uma conferencia, afinal de contas é streaming e é ao vivo também, portanto seria uma forma de live streaming, diferente mas é, o mais importante aqui é a comunicação direta, na videoconferência todos estão interagindo ao mesmo tempo via streaming (vídeo e áudio), portanto pode-se dizer que ela é limitada a uma quantidade não muito grande de pessoas, a idéia aqui é a comunicação direta, muitas empresas utilizam a videoconferência para reunir funcionários e tarefas do dia a dia.
Existe a possibilidade de efetuar uma Videoconferencia com 10 pessoas e transmiti-la em redes sociais em uma Live streaming para que milhares de pessoas possam assistir a reunião entre essas 10 pessoas.
Para demonstrar formas diferentes de efetuar uma live streaming demonstraremos alguns exemplos:
1 — Somente com um celular para uma conferencia
Utilizar Celular ou Tablet, escolher um app, podendo ser: hangout, whatsapp, zoom, imo, skype, Google duo, dependendo do app, a conexão se faz pelos contatos, email, link, lembrando sempre, que ambos dispositivos devem ter os mesmos app utilizados e diferentes equipamentos. A maioria dos app´s aceitam mais de 2 pessoas em conferencia.
É a maneira mais simples de se efetuar uma live streaming para contatos pessoais, reuniões e conferencias.
2 — Somente com um celular para compartilhar ao vivo em redes sociais (live streaming)
Utilizar um celular para efetuar um streaming ao vivo escolher uma plataforma de rede social, podendo ser facebook, instagram, twitter, youtube etc., cada plataforma (app de redes social) tem menus e acessos diferentes, mas todos tem opção para efetuar vídeo ao vivo, é abrir a plataforma e INICIAR o vídeo ao vivo e pronto, a câmera de seu celular captara a imagem e seu streaming vai estar disponível para varias pessoas nas rede sociais.
Também é uma opção simples e fácil de efetuar.
3 — Com uma Câmera DSLR/ filmadora mais um notebook ou computador
Utilizar a câmera para captura da imagem e som e conecta-la a um computador notebook, via navegador abrir a rede social, novamente podendo ser facebook, instagram, twitter ou youtube, cada plataforma (app de redes social) tem menus e acessos diferentes, mas todos tem opção para efetuar vídeo ao vivo, é abrir a plataforma e INICIAR o vídeo ao vivo e pronto, seu streaming vai estar disponível para varias pessoas nas rede sociais, desta maneira, dependendo de sua câmera, um pouco mais aprimorada, lembrando que existem câmeras de celular de excelente qualidade.
Esta opção é muito utilizada por gamers, que utilizam a câmera externa para filma-los em Picture em Picture enquanto jogam na internet, o seu jogo e sua imagem juntos são transmitido ao vivo, neste caso utiliza-se outros softwares para gerenciar as imagens tanto da captura quanto as imagens do jogo, como OBS (Open Broadcaster Software).
4 — Com varias câmeras e equipamentos especializados. (live streaming)
Utilizar câmeras profissionais, cabeamento ou wifi, mesa de vídeo, mesa de som, GC gerador de caracteres, vídeo encoder, modem, roteador, um computador/ notebook e softwares especializados (básico).
Neste caso torna-se um pouco mais complexo, normalmente utilizado por empresas especializadas na área, mas vamos tentar simplificar, as imagens das câmeras são transmitidas para a mesa de vídeo, que pode receber imagens de varias câmeras ao mesmo tempo, a mesa de som capta vários microfones ou equipamentos ao mesmo tempo, podendo o operador escolher qual imagem dentre as câmeras e quais áudios dentre tantos, que serão enviados ao ENCODER (podendo ser substituido por um outro computador com placa de captura utilizando um Software como o OBS por exemplo), o Encoder é o equipamento responsável pelo envio do pacote (streaming) para o destino escolhido, o encoder enviará as imagens e sons codificadas diretamente via MODEM para a rede social escolhida, o Notebook servirá para efetuar varias configurações e parâmetros, controles, visualizações, utilizando-se dos softwares específicos para administrar cada etapa, inclusive inserindo gráficos, textos (Gerador de Caracteres).
Logicamente que existem vários detalhes e outros equipamentos não mencionados, e muitas, muitas configurações, alguns técnicos (pessoas), para que tudo funcione com uma qualidade full HD chegando até a 4k, dependendo da qualidade da internet, equipamentos e dos seus técnicos.
O custo de uma configuração desta (descrita como ‘básico’), pode ser elevado e ainda mais, mais elevado e ainda mais complexo, com utilização de drones, animações gráficas, equipamentos sofisticados como um tricaster, câmeras 4k wifi, câmeras robotizadas, gerador de energia, nobreaks, pode-se desejar uma unidade móvel de broadcast (veiculo equipado com tudo descrito e muito mais), e muito mais, tudo vai depender de quanto deseja gastar, mas uma coisa é certa o básico é árduo.
Muitos eventos principalmente os esportivos estão sendo transmitidos via redes sociais, conseguindo um alcance muito grande de pessoas, e com isso, consegue-se muitos patrocinadores, empresas gostam de investir nesses tipos de eventos, o alcance de pessoas e o retorno investido é muito bom, quanto mais patrocinadores em seu evento as as chances de viabilizar totalmente os custos operacionais e muito grande.
Sendo assim, pelo constante crescimento de demanda, hoje em dia, empresas especializadas nesta área conseguem entregar um serviço de live streaming com muita qualidade e a um custo acessível a várias empresas, e pode ser a solução mais adequada para uma comunicação interativa entre empresas, entre colaboradores, patrocinadores expectadores etc., levando a informação, diversão e divulgação de produtos e serviços a um número expressivo de pessoas.
Vale ressaltar que a qualidade de sua Transmissão vai depender diretamente da qualidade de seus equipamentos, ou seja, transmitir um evento utilizando somente um celular, por exemplo, não irá alcançar a qualidade de equipamentos profissionais, então lembre-se, o custo de uma transmissão ao vivo está relacionada a qualidade dos equipamentos empregados na entrega do streaming, quanto melhor os equipamentos, melhor a qualidade e consequentemente mais elevado seu custo, logicamente que efetuar um evento simples com um celular ira funcionar, .… sim..sim ..funciona.…mas é sempre bom entregar um streaming de qualidade não é mesmo? Como tudo na vida, as vezes, o barato sai caro, analise bem as condições. Então já prepare suas câmeras e saia efetuando lives aos montes por ai, ou.…, contrate uma empresa para fazer o serviço duro para você. ‘De uma coisa é certa:’ Live streaming, ou transmissão ao vivo é o futuro da informação visual.
Eventos com Transmissão ao vivo
Para um melhor entendimento dividimos Eventos em três categorias/ tipos, Eventos modelo Tradicional, Eventos modelo Remoto e Eventos modelo Hibrido.
- Eventos modelo Tradicional entende-se que toda a estrutura como equipamentos de áudio, vídeo (cabos, câmeras, etc.) e pessoal envolvido no evento estarão em um único espaço/ local, no qual o conteúdo do evento é capturado (imagem e som) para ser gravado e transmitido em real-time via Internet a um rede Social como Youtube, Facebook entre outros, utilizado para palestras, audiências públicas, shows e lives sertanejas por exemplo.
- Eventos modelo Remoto entende-se como sendo uma reunião via internet com vários participantes utilizando-se de em um software plataforma de Reuniões/ Videoconferência como o Zoom ou Streamyard por exemplo, e esta reunião é transmitida também via internet a uma Rede Social como Youtube, Facebook entre outros, utilizado para sessões legislativas remotas, workshops, aulas remotas por exemplo. Neste modelo inexiste um local físico para evento uma vez que todos os participantes estão remotos utilizando-se celulares ou notebooks próprios para ingressarem na reunião, os demais equipamentos para efetuar a transmissão em rede social.
- Eventos modelo Hibrido entende-se como uma junção do modelo Tradicional e o modelo Remoto, sendo um evento físico local como toda a estrutura física para a confecção do evento Tradicional com a interação do evento Remoto. Neste modelo para exemplificar temos um evento ao vivo de uma Palestra com vários participantes presencialmente e outros remotamente em home Office , o evento trará ao público presente a visualização dos palestrantes físicos e em um telão, ao vivo, palestrantes remotos (utilizando de software de videoconferência) interagindo com os outros palestrantes ou platéia, e toda interação no evento sendo gravado e transmitido real-time para uma rede social.