Hora do Café

Hora do Café

Live Streaming

Even­tos ao vivo com trans­mis­são simultânea em redes soci­ais vem crescen­do dia a dia, e vem se alas­tran­do no mun­do empre­sar­i­al prin­ci­pal­mente em empre­sas de pequeno e médio porte.

Muitas empre­sas tin­ham dúvi­das sobre os resul­ta­dos deste novo for­ma­to de comu­ni­cação via Live Stream­ing, nor­mal­mente uti­lizadas por grandes corporações.

Em um Brasil em crise de saúde com o COVID-19, a maio­r­ia das empre­sas tiver­am que fechar as por­tas a seus fun­cionários deixan­do-os tra­bal­han­do em um novo for­ma­to de tra­bal­ho: o HOME OFFICE, palavra essa, con­heci­da e uti­liza­da por empre­sas do ramo de  tec­nolo­gia, e mais dis­tante de out­ros ramos empre­sari­ais. Uma ade­quação sur­preen­dente acon­te­ceu e a maio­r­ia con­seguiu aderir e uti­lizar o HOMEOFFICE,  e isso foi pos­sív­el graças a tec­nolo­gia exis­tente hoje em dia, a palavra então HOME OFFICE pas­sou a ser um pouco mais fre­qüente entre todos, mas vamos lá, só isso não é sufi­ciente para con­tin­uar­mos, pre­cisamos nos comu­nicar e ago­ra ?  Graças a tec­nolo­gia nova­mente, podemos nos comu­nicar de diver­sas maneiras, e esse é o tema deste post que ver­e­mos a seguir:

Stream­ing é uma maneira de trans­mi­tir áudio e vídeo de um dis­pos­i­ti­vo ou com­puta­dor a outro.

Live stream­ing nada mais é do que um stream­ing (trans­mis­são de áudio e video) ao vivo. Ou seja as ima­gens e sons são trans­mi­ti­das quase que instan­ta­nea­mente. A Live stream­ing é muito uti­liza­da atual­mente em redes soci­ais e fun­ciona assim: ini­cia-se  de um lado com uma cap­tura de imagem e áudio de uma palestra, por exem­p­lo, este stream­ing é trans­mi­ti­do via inter­net, através de uma rede social para vários expec­ta­dores que através da própria rede social podem assi­s­tir em tem­po real ao palestrante,  inter­agin­do via chat, esse é um com­por­ta­men­to denom­i­na­do one to many, ou um para muitos e esse muito pode ser muito mes­mo até mil­hares, como acon­tece com algu­mas lives de shows que atual­mente estão sendo muito comuns entre os artistas.

Para cri­ar um stream­ing, é necessário de um soft­ware / aplica­ti­vo próprio para esse fim, exis­tem atual­mente vários soft­wares para com­puta­dores, e muitos app´s para dis­pos­i­tivos, sendo os mais comuns os disponíveis embu­ti­dos em softwares/ app´s de redes soci­ais como o youtube, face­book, insta­gram, twit­ter, vimeo, den­tre outros.

Para a cap­tura da imagem no caso de celu­lares e tablets a própria câmera embu­ti­da cap­ta as ima­gens, com­puta­dores e note­books podem  uti­lizar câmeras exter­nas como web cams, dslr´s e fil­mado­ras lig­adas aos equipa­men­tos para captura.

Video­con­fer­ên­cia é a for­ma de comu­ni­cação entre duas pes­soas ou mais uti­lizan­do-se de stream­ing (vídeo e áudio), para muitos o ter­mo live stream­ing tam­bém se apli­ca em uma con­fer­en­cia, afi­nal de con­tas é stream­ing e é ao vivo tam­bém, por­tan­to seria uma for­ma de live stream­ing, difer­ente mas é, o mais impor­tante aqui é a comu­ni­cação dire­ta, na video­con­fer­ên­cia todos estão inter­agin­do ao mes­mo tem­po via stream­ing (vídeo e áudio), por­tan­to pode-se diz­er que ela é lim­i­ta­da a uma quan­ti­dade não muito grande de pes­soas, a idéia aqui é a comu­ni­cação dire­ta, muitas empre­sas uti­lizam a video­con­fer­ên­cia para reunir fun­cionários e tare­fas do dia a dia.

Existe a pos­si­bil­i­dade de efe­t­u­ar uma Video­con­fer­en­cia com 10 pes­soas e trans­mi­ti-la em redes soci­ais em uma Live stream­ing para que mil­hares de pes­soas pos­sam assi­s­tir a reunião entre essas 10 pessoas.

Para demon­strar for­mas difer­entes de efe­t­u­ar uma live stream­ing demon­straremos alguns exemplos:

1 — Somente com um celu­lar para uma conferencia

Uti­lizar Celu­lar ou Tablet, escol­her um app, poden­do ser: hang­out, what­sapp, zoom, imo, skype, Google duo, depen­den­do do app, a conexão se faz pelos con­tatos, email, link, lem­bran­do sem­pre, que ambos dis­pos­i­tivos devem ter os mes­mos app uti­liza­dos e difer­entes equipa­men­tos. A maio­r­ia dos app´s aceitam mais de 2 pes­soas em conferencia.

É a maneira mais sim­ples de se efe­t­u­ar uma live stream­ing para con­tatos pes­soais, reuniões e conferencias.

2 — Somente com um celu­lar para com­par­til­har ao vivo em redes soci­ais (live streaming)

Uti­lizar um celu­lar para efe­t­u­ar um stream­ing ao vivo escol­her uma platafor­ma de rede social, poden­do ser face­book, insta­gram, twit­ter, youtube etc., cada platafor­ma (app de redes social) tem menus e aces­sos  difer­entes, mas todos tem opção para efe­t­u­ar vídeo ao vivo, é abrir a platafor­ma e INICIAR o vídeo ao vivo e pron­to, a câmera de seu celu­lar cap­tara a imagem e seu stream­ing vai estar disponív­el para varias pes­soas nas rede sociais.

Tam­bém é uma opção sim­ples e fácil de efetuar.

3 — Com uma Câmera DSLR/ fil­mado­ra mais um note­book ou  computador

Uti­lizar a câmera para cap­tura da imagem e som e conec­ta-la a um com­puta­dor note­book, via nave­g­ador abrir a rede social, nova­mente poden­do ser face­book, insta­gram, twit­ter ou youtube, cada platafor­ma (app de redes social) tem menus e aces­sos  difer­entes, mas todos tem opção para efe­t­u­ar vídeo ao vivo, é abrir a platafor­ma e INICIAR o vídeo ao vivo e pron­to, seu stream­ing vai estar disponív­el para varias pes­soas nas rede soci­ais, des­ta maneira, depen­den­do de sua câmera, um pouco mais apri­mora­da, lem­bran­do que exis­tem câmeras de celu­lar de exce­lente qualidade.

Esta opção é muito uti­liza­da por gamers, que uti­lizam a câmera exter­na para fil­ma-los em Pic­ture em Pic­ture enquan­to jogam na inter­net, o seu jogo e sua imagem jun­tos são trans­mi­ti­do ao vivo, neste caso uti­liza-se out­ros soft­wares para geren­ciar as ima­gens tan­to da cap­tura quan­to as ima­gens do jogo, como OBS (Open Broad­cast­er Software).

4 — Com varias câmeras e equipa­men­tos espe­cial­iza­dos. (live streaming)

Uti­lizar câmeras profis­sion­ais, cabea­men­to ou wifi, mesa de vídeo, mesa de som, GC ger­ador de car­ac­teres, vídeo encoder, modem, roteador, um computador/ note­book e soft­wares espe­cial­iza­dos (bási­co).

Neste caso tor­na-se um pouco mais com­plexo, nor­mal­mente uti­liza­do por empre­sas espe­cial­izadas na área, mas vamos ten­tar sim­pli­ficar, as ima­gens das câmeras são trans­mi­ti­das para a mesa de vídeo, que pode rece­ber ima­gens de varias câmeras ao mes­mo tem­po, a mesa de som cap­ta vários micro­fones ou equipa­men­tos ao mes­mo tem­po, poden­do o oper­ador escol­her qual imagem den­tre as câmeras e quais áudios den­tre tan­tos, que serão envi­a­dos ao ENCODER (poden­do ser sub­sti­tu­i­do por um out­ro com­puta­dor com pla­ca de cap­tura uti­lizan­do um Soft­ware como o OBS por exem­p­lo), o Encoder é o equipa­men­to respon­sáv­el pelo envio do pacote (stream­ing) para o des­ti­no escol­hi­do, o encoder enviará as ima­gens e sons cod­i­fi­cadas  dire­ta­mente via MODEM para a rede social escol­hi­da, o Note­book servirá para efe­t­u­ar varias con­fig­u­rações e parâmet­ros, con­troles, visu­al­iza­ções, uti­lizan­do-se dos soft­wares especí­fi­cos para admin­is­trar cada eta­pa, inclu­sive inserindo grá­fi­cos, tex­tos (Ger­ador de Caracteres).

Logi­ca­mente que exis­tem vários detal­h­es e out­ros equipa­men­tos não men­ciona­dos, e muitas, muitas con­fig­u­rações, alguns téc­ni­cos (pes­soas), para que tudo fun­cione com uma qual­i­dade full HD chegan­do até a 4k, depen­den­do da qual­i­dade da inter­net, equipa­men­tos e dos seus técnicos.

O cus­to de uma con­fig­u­ração des­ta (descri­ta como ‘bási­co’), pode ser ele­va­do e ain­da mais, mais ele­va­do e ain­da mais com­plexo, com uti­liza­ção de drones, ani­mações grá­fi­cas, equipa­men­tos sofisti­ca­dos como um tri­c­as­t­er, câmeras 4k wifi, câmeras robo­t­i­zadas, ger­ador de ener­gia, nobreaks, pode-se dese­jar uma unidade móv­el de broad­cast (veicu­lo equipa­do com tudo descrito e muito mais), e muito mais, tudo vai depen­der de quan­to dese­ja gas­tar, mas uma coisa é cer­ta o bási­co é árduo.

Muitos even­tos prin­ci­pal­mente os esportivos estão sendo trans­mi­ti­dos via redes soci­ais, con­seguin­do um alcance muito grande de pes­soas, e com isso, con­segue-se muitos patroci­nadores, empre­sas gostam de inve­stir ness­es tipos de even­tos, o alcance de pes­soas e o retorno investi­do é muito bom, quan­to mais patroci­nadores em seu even­to as as chances de via­bi­lizar total­mente os cus­tos opera­cionais e muito grande. 

Sendo assim, pelo con­stante cresci­men­to de deman­da, hoje em dia, empre­sas espe­cial­izadas nes­ta área con­seguem entre­gar um serviço de live stream­ing com mui­ta qual­i­dade e a um cus­to acessív­el a várias empre­sas, e pode ser a solução mais ade­qua­da para uma comu­ni­cação inter­a­ti­va entre empre­sas, entre colab­o­radores, patroci­nadores expec­ta­dores etc., levan­do a infor­mação, diver­são e divul­gação de pro­du­tos e serviços  a um número expres­si­vo de pessoas.

Vale ressaltar que a qual­i­dade de sua Trans­mis­são vai depen­der dire­ta­mente da qual­i­dade de seus equipa­men­tos, ou seja, trans­mi­tir um even­to uti­lizan­do somente um celu­lar, por exem­p­lo, não irá alcançar a qual­i­dade de equipa­men­tos profis­sion­ais, então lem­bre-se, o cus­to de uma trans­mis­são ao vivo está rela­ciona­da a qual­i­dade dos equipa­men­tos empre­ga­dos na entre­ga do stream­ing, quan­to mel­hor os equipa­men­tos, mel­hor a qual­i­dade e con­se­quente­mente mais ele­va­do seu cus­to, logi­ca­mente que efe­t­u­ar um even­to sim­ples com um celu­lar ira fun­cionar, .… sim..sim ..funciona.…mas é sem­pre bom entre­gar um stream­ing de qual­i­dade não é mes­mo? Como tudo na vida, as vezes, o bara­to sai caro, analise bem as condições. Então já pre­pare suas câmeras e saia efe­t­uan­do lives aos montes por ai, ou.…, con­trate uma empre­sa para faz­er o serviço duro para você. ‘De uma coisa é cer­ta:’ Live stream­ing, ou trans­mis­são ao vivo é o futuro da infor­mação visual.

Eventos com Transmissão ao vivo

Para um mel­hor entendi­men­to dividi­mos Even­tos em três categorias/ tipos, Even­tos mod­e­lo Tradi­cional, Even­tos mod­e­lo Remo­to e Even­tos mod­e­lo Hibrido.

  • Even­tos mod­e­lo Tradi­cional entende-se que toda a estru­tu­ra como equipa­men­tos de áudio, vídeo (cabos, câmeras, etc.) e pes­soal envolvi­do no even­to estarão em um úni­co espaço/ local, no qual o con­teú­do do even­to é cap­tura­do (imagem e som)  para ser grava­do e trans­mi­ti­do em real-time via Inter­net a um rede Social como Youtube, Face­book entre out­ros, uti­liza­do para palestras, audiên­cias públi­cas, shows e lives ser­tane­jas por exemplo.
  • Even­tos mod­e­lo Remo­to entende-se como sendo uma reunião via inter­net com vários par­tic­i­pantes uti­lizan­do-se de em um soft­ware platafor­ma de Reuniões/ Video­con­fer­ên­cia como o Zoom ou Stream­yard por exem­p­lo, e esta reunião é trans­mi­ti­da tam­bém via inter­net a uma Rede Social como Youtube, Face­book entre out­ros, uti­liza­do para sessões leg­isla­ti­vas remo­tas, work­shops, aulas remo­tas por exem­p­lo. Neste mod­e­lo inex­iste um local físi­co para even­to uma vez que todos os par­tic­i­pantes estão remo­tos uti­lizan­do-se celu­lares ou note­books  próprios para ingres­sarem na reunião, os demais equipa­men­tos para efe­t­u­ar a trans­mis­são em rede social.
  • Even­tos mod­e­lo Hib­ri­do entende-se como uma junção do mod­e­lo Tradi­cional e o mod­e­lo Remo­to, sendo um even­to físi­co local como toda a estru­tu­ra físi­ca para a con­fecção do even­to Tradi­cional com a inter­ação do even­to Remo­to. Neste mod­e­lo para exem­pli­ficar temos um even­to ao vivo de uma Palestra com vários par­tic­i­pantes pres­en­cial­mente e out­ros remo­ta­mente em home Office , o even­to trará ao públi­co pre­sente a visu­al­iza­ção dos palestrantes físi­cos e em um telão, ao vivo, palestrantes remo­tos (uti­lizan­do de soft­ware de video­con­fer­ên­cia) inter­agin­do com os out­ros palestrantes ou platéia, e toda inter­ação no even­to sendo grava­do e trans­mi­ti­do real-time para uma rede social.
BOM EVENTO!!!!